Acupuntura é uma técnica terapêutica que consiste basicamente em inserir agulhas muito finas em diversas regiões da pele do paciente com fins de tratamento e promoção da saúde. Ela faz parte da medicina tradicional chinesa e foi reconhecida como especialidade médica no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina em 1995.
De acordo com a tradição oriental, a estimulação dos acupontos (regiões específicas do corpo onde são inseridas as agulhas) corrige desequilíbrios no fluxo de energia vital, que são responsáveis pelo surgimento dos sintomas e sensações desagradáveis.
O restabelecimento das funções normais do organismo e da mente acontece porque as agulhas estimulam a produção de neurotransmissores que enviam mensagens até o cérebro e a medula, desencadeando efeitos benéficos pelo corpo.
A acupuntura serve para tratar diversos tipos de dores e doenças orgânicas e emocionais. Ela pode ser utilizada como terapia complementar ou principal para o tratamento de doenças e sintomas relacionados a diversas especialidades da medicina e da saúde, por exemplo:
Fisioterapia e terapia ocupacional: dores e dificuldades motoras;
Gastroenterologia: gastrite, úlcera, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, diverticulite, colite;
Ginecologia: cólicas menstruais, dor de cabeça relacionada ao ciclo menstrual, sangramento uterino anormal, tensão pré-menstrual, alterações hormonais;
Neurologia: enxaqueca, paralisia facial, neuralgia do trigêmeo, sequelas de derrame (AVC);
Otorrinolaringologia: rinite, sinusite, otite, zumbidos no ouvido;
Pneumologia: asma, enfisema, pneumonia;
Psiquiatria e psicologia: estresse, transtornos de ansiedade, ataques de pânico, depressão, insônia, distúrbios alimentares, desequilíbrio das emoções (raiva, medo, preocupação, tristeza, euforia etc.);
Reumatologia: artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, fibromialgia.
Segundo a medicina tradicional chinesa, a acupuntura é capaz de restabelecer a circulação da energia vital pelo corpo por meio da estimulação de pontos específicos, resultando em redução dos sintomas e promoção da saúde. Os principais benefícios da acupuntura são:
Alívio das dores em geral devido ao aumento da produção de substâncias analgésicas naturais, como as endorfinas, e ao combate às inflamações;
Anestesia em procedimentos odontológicos, substituindo os anestésicos convencionais principalmente quando o paciente é alérgico;
Promoção do bem-estar mental devido ao aumento na produção de serotonina, que favorece a redução da ansiedade, o relaxamento, o equilíbrio do humor, a regularização do sono e o controle do apetite;
Estímulo da circulação sanguínea nas regiões tratadas, contribuindo para uma melhora estética da pele;
Fortalecimento da imunidade ao estimular as células responsáveis pela defesa contra agentes invasores;
Auxílio no emagrecimento ao reduzir a ansiedade, favorecer o metabolismo e contribuir para o controle do apetite.
Existem diversos motivos para procurar uma clínica de acupuntura, como dores, problemas de sono e ansiedade, mas não é necessário ter uma doença para recorrer a essa técnica.
A acupuntura pode ser feita por crianças, idosos e gestantes, estando contraindicada apenas para pessoas com distúrbios de coagulação ou com doenças infecciosas agudas.
Geralmente, a acupuntura é feita em sessões semanais, mas a frequência varia conforme a necessidade de cada pessoa. Utilize o site na parte inferior como chegar para encontrar a clínica de acupuntura no Campo Limpo e marcar suas sessões por preços populares.
Teoricamente o tratamento por acupuntura pode ser realizado em qualquer doença onde não esteja indicado o tratamento cirúrgico.
Mas, somente após a avaliação do paciente pelo médico acupunturiatra, é que será definida sua indicação, suas possibilidades e limitações, bem como sua associação com outros tratamentos convencionais.
Os “pontos de acupuntura” são regiões especiais da superfície do corpo porque concentram terminações nervosas, células que liberam neuro-hormônios e íons.
Desse modo a inserção das agulhas nesses locais sempre ativará uma resposta que poderá ser sentida pelo paciente como uma leve dor, ou discreto choque, ou uma sensação de formigamento, calor ou coceira. Todas essas sensações tendem a ser de curtíssima duração e não é raro os pacientes não se lembrarem de onde estão inseridas as agulhas, no decorrer da sessão.
A acupuntura pelo seu nível de segurança pode ser aplicada em gestantes durante toda a gravidez, com vários benefícios inclusive. A Organização Mundial de Saúde recomenda como tratamento principal para as náuseas e vômitos, tão comuns no primeiros três meses da gestação, o tratamento por acupuntura, pela isenção de danos ao desenvolvimento fetal.
A medida que a gestação evolui, pelo crescimento uterino e descolamento do ponto de equilíbrio do corpo são comuns as dores na região lombar. A acupuntura com seu efeito analgésico trás alivio para a dor sem riscos ao feto.
A acupuntura também pode ser prescrita como auxiliar no diabetes gestacional, na hipertensão gravídica e na regulação das contrações uterinas, tanto diminuindo a intensidade e frequência das contrações precoces quanto estimulando as contrações para o parto.
Os distúrbios de sono constituem uma das principais causas de busca de tratamento médico nos dias atuais e, infelizmente, temos um grande número de pessoas que se utilizam de modo esporádico ou contínuo de drogas indutoras ou mantenedoras do sono; tornando seu uso praticamente abusivo.
Os distúrbios de sono podem decorrer de várias causas e para o seu correto tratamento o médico acupunturiatra deve proceder a um diagnóstico, definindo se a insônia e primária ou consequente a uma outra doença tais como: problemas cárdio-respiratórios, consequentes a transtorno ansioso ou depressivo, doenças reumatológicas ou ortopédicas. A insônia primária deve ser diferenciada dos hábitos irregulares de sono. Considerando todos esses fatores e firmando o diagnóstico o médico acupunturiatra estabelecerá o plano terapêutico adequado.